ARRAZUS STYLLUS - AMANDA AMÁLIA

Ultimas

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Surubim comemora 85 anos de emancipação nesta Quarta feira


SURUBIM 85 ANOS

O município originou-se de uma fazenda de gado, pertencente a Lourenço Ramos da Costa. Em 1864, ele construiu um oratório dedicado a São José, onde o padre português Antônio Alves da Silva celebrava as missas dominicais. No entorno do oratório surgiram as primeiras casas. Em 1870, o oratório foi substituído por uma capela. Em 6 de junho de 1881, a lei provincial nº 1565 criou a freguesia de São José de Surubim, instalada em 1885 e regida canonicamente pelo padre José Francisco Borges.
A cidade tem este nome em homenagem ao boi Surubim que foi atacado e devorado por uma onça nas terras do fazendeiro Lourenço Ramos onde hoje se encontra o atual município.
Foi emancipado, através da lei estadual nº 1.931, de 11 de setembro de 1928; se desmembrando do Município de Bom Jardim (Pernambuco) .
Surubim também é conhecido pelos seus ilustres filhos: Abelardo Barbosa (Chacrinha, o velho guerreiro)um grande comunicador de rádio e o maior nome da televisão brasileira, e Lourenço da Fonseca Barbosa (Capiba),um dos maiores compositores de frevo de Pernambuco.

Parabéns Surubim pelos 85 anos de luta e progresso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Páginas