ARRAZUS STYLLUS - AMANDA AMÁLIA

Ultimas

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Confira a programação completa do Carnaval em Pernambuco


Desde o último sábado (02), 18 cidades de todas as regiões pernambucanas já se transformaram em verdadeiros polos de folia e valorização da cultura popular. A diversidade das manifestações culturais de Pernambuco está novamente presente em sua festa mais democrática, o Carnaval.
Artistas locais e nacionais chegam para fortalecer as ricas tradições carnavalescas, como os Caretas de Triunfo, os Papangus de Bezerros, os Caiporas de Pesqueira, as manifestações de povos tradicionais em Águas Belas, o Frevo e o Maracatu.  
Até 17 de fevereiro, a folia vai se espalhar por Águas Belas, Arcoverde, Belém de São Francisco, Bezerros, Catende, Goiana, Ipojuca, Itamaracá, Jaboatão dos Guararapes, Nazaré da Mata, Olinda, Paudalho, Pesqueira, Petrolina, Recife, Surubim, Tamandaré, Timbaúba, Triunfo e Vitória de Santo Antão. 
Artistas de projeção nacional estão na programação, a exemplo de: Alceu Valença, Elba Ramalho, Toni Garrido, Fundo de Quintal, Margareth Menezes, Jorge Aragão, Sandra de Sá, Leci Brandão, Geraldo Azevedo, Reginaldo Rossi, Alcione, Fafá de Belém, entre outros.
Entre os destaques da música contemporânea de Pernambuco estão: Bonsucesso Samba Clube, Mestre Galo Preto, Silvério Pessoa, Eddie, Siba, Herbert Lucena, Família Salustiano, Orquestra Contemporânea de Olinda, Antúlio Madureira, Josildo Sá, Irah Caldeira, Academia da Berlinda, Belo Xis, Karina Spinelli, Gerlane Lopes e Samba de Coco Raízes de Arcoverde.
O frevo é destaque na programação, sendo palco para as apresentações da Spok Frevo Orquestra, a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, Orquestra Popular do Recife, Orquestra do Maestro Duda, Orquestra 100% Mulher, J. Michiles e Orquestra de Frevo, Claudionor Germano, entre outros.
Entre os artistas da cultura popular do Carnaval estão na programação grupos como Caboclinho Sete Flexas do Recife, Bicharada do mestre Jaime, Elefante de Olinda, O Homem da Meia Noite, Maracatu Estrela Brilhante do Recife, Escola de Samba Gigantes do Samba, Pretinhas do Congo de Goiana.
Mais de 30 maracatus rurais de toda Mata Norte participam do tradicional encontro de maracatus de baque solto, que acontece na segunda-feira (11), com concentração na entrada de Nazaré da Mata, a partir das 9h. 
Em meio a festa, acontece o 23º Encontro Estadual dos Maracatus de Baque Solto, no Ilumiaria Zumbi, localizado no bairro da Cidade Tabajara, em Olinda e também no município de Aliança, entre os dias 10 e 12 de fevereiro. Maior evento de terreiro do país, o encontro vai reunir 92 maracatus, com mais de 14 mil brincantes fantasiados, das regiões da Mata Norte, Mata Sul, RMR e Agreste Setentrional. 
A Noite dos Tambores Silenciosos de Olinda contará com a presença de 8 maracatus de baque virado, que vão se concentrar a partir da meia-noite da segunda-feira (04), em frente à Igreja de Nossa Senhora do Rosário, no bairro do Bonsucesso, em Olinda.
Tem mais, muito mais...
 Fonte: Folha de Pernambuco, iSurubim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Páginas